Como pintar móveis de madeira

Uma repaginada em alguns móveis pode transformar a aparência de um ambiente, não precisando se trocas as peças. Basta uma lixa, pincel e tinta para deixar os móveis com uma nova aparência.

Reaproveitar e transformar móveis são soluções práticas e eficazes que podem render uma boa economia para o bolso. Os móveis antigos costumam ter um design diferenciado e muitas vezes sendo com matérias – primas nobres. Com esses motivos, é preciso pensar antes de se livrar de algum móvel havendo ainda possibilidade de reforma. É necessário avaliar o estado das peças para ver as possibilidades de transformá-la.

O bom acabamento e a adesão da tinta, só são possíveis se a peça estiver limpa e lixada, resultando em uma cobertura mais uniforme e uma aparência profissional. Acessórios como puxadores e alças devem ser removidos e apenas depois da pintura ser recolocados ou então substituídos por novos.

Por mais que o lixamento seja fundamental para o melhor resultado da pintura, ele não deve ser feito com exagero, pois a madeira pode acabar sendo danificada. Uma boa dica é utilizar a lixa manual de grão médio ou uma lixadeira elétrica cuidando das laterais e da parte superior do móvel. Os objetos com pernas ou de madeira esculpida exigem cuidados maiores, pois se lixar incorretamente pode comprometer o design do móvel.

O primer sempre deve anteceder a pintura, sendo fundamental a aplicação para que aumente a adesão e durabilidade da tinta. A cor desse item deve ser sempre mais clara do que a cor pretendida para a pintura final. O branco é sempre mais indicado para a preparação do fundo, lembrando que o primeiro deve estar bem seco antes da demão da cor oficial.

Após essas etapas, o móvel já está pronto para ser reformado, seja com tinta ou spray, lembrando que diversos desses materiais é possível encontrar em uma de nossas lojas do 10 e 15.

Imagem: Artesanato e Reciclagem

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.