Parque de Vila Velha é escolhido para projeto piloto do Estado

Considerada uma das principais atrações e ícone de Ponta Grossa, a taça de Vila Velha talvez seja a figura natural mais popular da cidade. O Parque Estadual de Vila Velha, que entre os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, para recuperação de algumas de suas áreas está ainda mais exuberante. Mas as novidades não acabam por aí, e os visitantes podem aguardar mais novidades.

O parque foi escolhido com mais três cidades paranaenses, para serem estudadas no projeto piloto Parques Paraná. O estudo é baseado na exploração dos componentes de modelagem de gestão, mecanismos financeiros, voluntariado, desenvolvimento regional, turismo sustentável, uso público e educação ambiental.

Com este projeto existe forte possibilidade do município atrair mais turistas, para uma beleza natural única no Paraná, solidificar a preservação ambiental do parque, aumentar o potencial turístico e torná-lo parque com excelência em visitação, tudo isso seguindo o melhor modelo de gestão para cada um deles.

O estudo organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com uma instituição de São Paulo, vai escolher o melhor modelo de gestão a ser aplicado nos parques paranaenses.

Emprego e renda

De acordo com a Bióloga da Coordenadoria de Biodiversidade e Florestas do SEMA, Marina Marins, o principal beneficiado com o estudo é o entorno da unidade de conservação. O projeto prevê a geração de emprego e renda, além de outros pontos. O entorno de Vila Velha possui diversos atrativos que podem ser desenvolvidos e fomentar negócios locais.

Outros três parques

Além de Vila Velha, participam do estudo como projeto piloto as cidades de Tibagi, com o Parque Estadual do Canyon Guartelá, Parque Estadual Ilha do Mel, em Pontal do Sul, e o Parque Estadual Gruta do Monge, na Lapa. Ao todo 14 Parques foram selecionados entre as 68 unidades de conservação existentes no Paraná.

Sobre Vila Velha

O Parque Estadual de Vila Velha tem 62 anos e é um sítio geológico protegido e está localizado a cem quilômetros de Curitiba, capital do Estado do Paraná, no município de Ponta Grossa, PR. O parque se tornou extremamente famoso, por suas formações rochosas lembrarem uma cidade medieval, com seus castelos e torres em ruínas, daí o a origem do nome Vila Vella.

O Parque também é composto de três sítios vizinhos: os Arenitos; as Furnas e a Lagoa Dourada. Fora a visitação nos dias normais, um projeto que vem perdurando algum tempo e tem chamado a atenção dos amantes de natureza, se chama “Caminhada da Lua Cheia”, onde os visitantes do Parque podem contemplar o lugar na total escuridão e ter sensações indescritíveis. Ao longo da caminhada de cerca de seis quilômetros, os visitantes podem observar a vegetação nativa, os animais de hábitos noturnos que habitam o parque e, em noites de céu claro, os astros e estrelas. A caminhada também funciona para exercício de reflexão e meditação.

Da formação arenítica das rochas se formaram diversas figuras como noivas, garrafas e taças. O local atrai crianças, jovens e adultos para apreciar os mais variados desenhos. Os arenitos de Vila Velha tem predominância de uma cor avermelhada como um tijolo, e suas matizes variam conforme a hora, luz do Sol e da época do ano.

Vale à pena conhecer nossas belezas naturais!

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.