É bom organizar o guarda-roupa ao menos uma vez por mês. Depois de um certo tempo, as roupas vão ficando bagunçadas e a poeira se acumula nas prateleiras e gavetas. Além disso, é comum se surpreender ao ver que algumas peças ainda existem.
Antes de iniciar essa tarefa, é necessário definir as peças importantes no vestuário e as peças que podem ser eliminadas. Dessa maneira é possível ganhar espaço e praticidade.
Ao tiras as peças do armário, é preciso criar três pilhas: SIM, NÃO e TALVEZ. É preciso analisar as peças e separar as que realmente são usadas. As roupas que não são frequentemente utilizadas devem ser doadas. As roupas como casacos de lã, não precisam estar à mão, mas devem ser sempre bem conservadas.
Depois do guarda – roupa vazio, é preciso limpar. O aspirador de pó portátil ou comum deve ser passado em prateleiras e gavetas. Antes das roupas voltarem ao armário é possível borrifar um desodorizante.
Há cabides apropriados para pendurar vestidos, saias, calças ou jaquetas. Escolher o modelo certo vai evitar que sua roupa fique marcada ou que a peça deslize do cabide. As peças delicadas como vestidos de festas devem ficar em sacolas para a melhor conservação. O ideal é colocar as roupas dobradas em camadas e não empilhadas. Assim é possível ver o que está no fundo da gaveta.
Ao terminar a limpeza e organização do guarda – roupa, escolher o que vestir no cotidiano será bem mais agradável. A dica é aproveitar que tudo está guardado no lugar e usar a criatividade para inovar no visual. No 10 e 15 existem milhares de opções como caixas organizadoras que contribuem para a organização desse espaço.