Estudante de moda cria loja para moradores de rua em Florianópolis

O TCC de uma jovem de 22 anos, em Florianópolis, mobilizou o Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Jaqueline Soares Lopes, se propôs a utilizar a moda como instrumento de transformação social. Para por em prática o estudo, ela criou, uma loja gratuita para os moradores de rua no Centro da cidade.

O objetivo era comprovar que possuir roupas adequadas estimula a autoestima de qualquer indivíduo, mesmo daqueles que vivem em extrema vulnerabilidade, quebrando assim, o estigma de futilidade que o curso carrega.

Todo o vestuário foi lavado e costurado. As alunas de design de interiores criaram araras com bambus, caixas madeiras, pneus e canos de PVC. Todo material foi separado por tamanhos e categorias. Voluntárias auxiliaram os clientes da loja durante seis horas.

Para cada morador de rua foi entregue uma nota de brincadeira de R$ 50. Com esse dinheiro eles tinham a liberdade de escolheram as peças conforme seus gostos. “Eu não queria transformá-los em depósitos de roupas velhas. A ideia foi criar uma experiência de compra. Cada pessoa selecionou peças de acordo com sua identidade e necessidade, não levaram apenas porque era de graça”, disse Jaqueline. Ao todo, 300 pessoas foram beneficiadas.

Breve história da jovem:

19226815-e1463498854226

Jaqueline Lopes também morou na rua. Sua mãe biológica teve gêmeas. Prometeu as filhas para uma conhecida, Marlene Torres Soares. Mas, na hora de entregá-las, deixou apenas que a irmã de Jaqueline partisse. Elas tinham dois dias de vida na separação. “Foi duro para mim, eu esperava as duas, fiz enxoval”, conta Marlene.

Num passeio, o marido de Marlene encontrou Jaqueline pedindo esmolas com um grupo de moradores de rua. A mãe biológica tinha desaparecido. Ele denunciou a situação e conseguiu a guarda da menina na Justiça. Ela tinha 1 ano e meio. “Esse trabalho fez com que eu reencontrasse a minha história. Se meus pais não tivessem me adotado eu cresceria na rua”, disse Jaqueline.

A história de sua trajetória inspirou mais de trinta estudantes, de diversos cursos, a colaborarem com o projeto. Foram selecionadas 2.691 peças de roupas e sapatos.

Saiba mais informações Aqui!

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.