Uma máquina que faz bastante sucesso na Europa e na Ásia está no Brasil. A máquina sustentável aceita depósitos de resíduos sólidos reutilizáveis e/ou recicláveis, como PET, latas de alumínio, embalagens longa vida, vidro. Em troca, o usuário recebe pontos para descontar na conta de luz ou crédito nas passagens de ônibus.
A nova tecnologia já está em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba. Ela reconhece o tipo de material por meio de um leitor de código de barras e computa pontos no perfil do cidadão.
Cada garrafa de PET vale 10 pontos, já a latinha vale 15. O bacana é que a cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$0,35 em crédito no Bilhete Único (em São Paulo) e R$0,27 centavos em desconto na conta de luz, ou ainda podem ser doados para projetos sociais.
A pouco mais de um ano, já foram recolhidas 1,5 milhão de embalagens usadas por mais de 40 mil pessoas. Projetada pela Triciclo, a Retorna Machine é uma máquina de venda reversa (“reverse vending machine”), destinada a recolher resíduos sólidos reutilizáveis e ou recicláveis.
O objetivo desta máquina é evitar que esses materiais sejam descartados de maneira errada e também conscientizar a população da importância da reciclagem.
Para maiores informações: Autossustentável e Triciclo.
Fonte: SBN.