Em outubro de 2017 a China inaugurou a maior biblioteca do mundo, com capacidade de armazenar 1,2 milhão de livros em seus 33.700 m² de construção. Para abrigar toda essa quantidade de livros o local conta com estantes brancas e onduladas do chão ao teto.
Além das estantes, as estruturas servem também como bancos e corredores de circulação, pelos quais as pessoas transitam e, é claro, tiram muitas fotos.
Sua estrutura levou tempo recorde de três anos para sair do papel e ganhar vida. No total são cinco andares.
A biblioteca de Tianjin Binhai torna-se o segundo projeto do estúdio de arquitetura holandês MVRDV em Tianjin. Para isso, contou com a colaboração do Instituto de Planeamento e Urbanismo deste município.
Em média o local recebe cerca de 15 mil visitantes aos finais de semana.
Os frequentadores estão encantados com tanta beleza e funcionalidade que a estrutura oferece. Sendo assim, o lugar tem sido comparado com um filme futurista dos anos setenta.
Apesar de não aparecer, muitos dos livros que ali estão expostos são imagens impressas em placas de alumínio, o que não anula a grandiosidade de mais de 200 mil exemplares e a capacidade para armazenar 1,2 milhão de obras.
A co-fundadora da MVRDV WinyMaas explica: “Nós abrimos o prédio, criando um espaço público bonito por dentro, uma nova sala de estar urbana no centro, as prateleiras são excelentes lugares para se sentar e, ao mesmo tempo, permitem o acesso aos andares superiores, os ângulos e as curvas destinam-se a estimular diferentes usos do espaço, como ler, andar, conhecer e debater, formam o “olho” do edifício: para ver e ser visto.”
Veja as fotos do local e apaixone-se:
E aí, já começou fazer os planos para conferir de pertinho essa belíssima estrutura?!
Fonte: followthecolours.