Com apenas 17 anos Amanda Silva, nascida e criada na área rural de Biritiba-Ussu, no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, foi selecionada para um curso sobre a rotina de um astronauta no programa Space Center Houston, da agência espacial NASA, nos Estados Unidos.
Amanda é conhecida nas redes sociais e no colégio onde estuda como “a menina das estrelas”. Segundo ela, desde os nove anos se interessa por astronomia e tem interesse por estudar a área. O curso na NASA é um dos primeiros passos, e um dos mais importantes, para a realização desse sonho
A estudante de escola pública recebeu no fim do ano passado o prêmio “Cassini – Cientista por um dia”, que tinha como tema “Encélado, uma jornada em busca da vida”. Ela venceu a categoria destinada para estudantes do ensino médio, por um artigo científico enviado para a agência espacial.
Amanda explica que as atividades do curso, misturam teoria e tarefas cognitivas e táticas. “teremos aulas práticas e teóricas, treinamentos com os astronautas, simulações de como é estar no espaço e principalmente teremos uma experiência de vida de um cientista da NASA”, afirma a estudante.
O curso é gratuito, mas os custos da viagem, que chegam a 12 mil, serão pagos por um financiamento coletivo online. Além da “vaquinha” online, na escola onde Amanda estuda, estão sendo feitas atividades, como bazares e bingos, para arrecadar dinheiro para a viagem.
Como consequência da divulgação do financiamento coletivo, Amanda já arrecadou mais que o esperado, 15.387 mil reais, faltando ainda dois meses para fechar o financiamento. A maior certeza da estudante é que ela quer estudar astronomia da Universidade de São Paulo (USP) e seguir na carreira acadêmica estudando a área. Amanda está apenas iniciando uma grande viagem.