Brinquedos ideais para cada faixa etária

Para cada idade existem tipos de brinquedos que ajudam a desenvolver diversas habilidades nas crianças. Desde os recém-nascidos até os pré-adolescentes. Os brinquedos podem estimular o raciocínio, a criatividade e a interação.

A relação entre a criança e o brinquedo vai além da simples diversão. Com os brinquedos certos, as crianças podem aprender brincando.

Mas você sabe qual o tipo certo de brinquedo para cada idade? Separamos algumas dicas para você conhecer um pouco mais sobre os brinquedos educativos.

Como os brinquedos ajudam no desenvolvimento infantil?

jelleke-vanooteghem-435755-unsplash

Toda relação que a criança tem com o ambiente influencia no desenvolvimento cognitivo durante os primeiros anos de vida. Os brinquedos são os meios com os quais a criança mais desenvolve contato com o mundo que a cerca.

Por isso é fundamental que esses brinquedos sejam adequados e incentivem o desenvolvimento de habilidades. Através das brincadeiras diárias a criança socializa, desenvolve a coordenação motora e aprende sobre responsabilidades.

Os brinquedos educativos são grandes aliados no processo de ensino/aprendizagem, eles auxiliam os pequenos a desenvolverem noções sobre o ambiente e, além de tudo, aguça a curiosidade deles.

Qual o tipo certo para cada idade?

gyorgy-bakos-666780-unsplash

Para cada idade existe um tipo certo de brinquedo. Até os seis meses os bebês precisam de brinquedos que estimulem todos os sentidos. Com texturas diferenciadas, bem coloridos e com sons.

Além disso é necessário que sejam macios e leves, para colocarem na boca. Alguns exemplos são móbiles e bichinhos de borracha que produzem som.

Entre seis meses e um ano os brinquedos mais indicados são os chocalhos, guizos, ursos de pelúcia, bonecas e cubos para empilhar. Nesta fase, as crianças gostam de pegar, apertar e jogar os brinquedos.

De um a dois anos o ideal é brinquedos que desenvolvam o equilíbrio e a noção de tamanho para a criança, como carrinhos, triciclos e bolas.

A partir dos três anos as crianças podem ter contato com peças de montar e desmontar, pois nessa idade não levam mais a peça a boca e desenvolvem raciocínio lógico.

Entre cinco e seis anos é o momento dos jogos, porém opte pelos que têm regras mais fáceis. Com eles são trabalhados tanto o raciocínio, quanto as emoções das crianças.

De seis a nove anos é indicado jogos de tabuleiro, quebra cabeças e brinquedos de montar mais sofisticados.

E entre nove e doze anos é o momento em que a criança começa a ter seus gostos pessoais, o importante aqui é incentivar a criatividade e raciocínio.

Para cada faixa etária existem tipos de brinquedos específicos e no Lojão 10 e 15 você encontra brinquedos para todas as idades, venha conferir!

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.