Com as crianças em casa nas férias, a imaginação rola solta nas brincadeiras infantis.
A criatividade para imaginar uma grande diversão em um simples objeto é um dos seus principais aliados para manter a criança entretida enquanto desenvolve habilidades.
Você pode estimular ainda mais o aprendizado dos seus filhos criando brincadeiras e jogos lúdicos.
Para construir uma brincadeira do zero, não precisa de ferramentas sofisticadas, nem materiais caros. Você pode utilizar o que você tem em casa, confira.
Slime
Assim como outras brincadeiras lúdicas dessa lista, o slime – que se tornou febre entre adultos e crianças – é um grande aliado no desenvolvimento infantil por incentivar habilidades motoras e sensoriais que são desenvolvidos durante a infância.
Para fazer você precisa de ingredientes que você encontra no mercado e na papelaria. Mas é provável que você já os tenha em casa.
Ingredientes
– 1 xícara de chá de cola branca
-1 xícara de chá de espuma de barbear
– 1 pote para misturar
– Água boricada
– Tinta guache ou corante para colorir o slime, e se desejar, pode acrescentar glitter
Como fazer
Misture a cola branca com a espuma de barbear em uma tigela para formar uma massa homogênea.
Assim que os dois ingredientes estiverem misturados, coloque água boricada, de preferência com um conta gotas. O segredo está em adicionar um pouco e mexer, para não passar do ponto.
O slime estará pronto para brincar quando estiver com aspecto pegajoso, como uma geleca. Aí você já pode adicionar o corante ou tinta guache.
Areia cinética
Outro sucesso que veio junto com o slime é a areia cinética. A areia cinética é fácil de fazer e com ingredientes que todo mundo tem em casa, menos a areia – mas não é difícil de encontrar.
A graça dessa brincadeira é a sensação de tranquilidade em mexer com ela pois ela esparrama quando apertada, move e desliza. É como um slime, mas sem a parte pegajosa.
Ingredientes
– 1 xícara de chá de areia fina (branca)
– 2 colheres de sopa de amido de milho
– 2 colheres de chá de detergente líquido
– 4 colheres de sopa de água
– Corante alimentício para colorir
Como fazer
Misture a areia e o amido de milho em uma tigela até ficar homogêneo.
Acrescente o detergente líquido e 1 colher de sopa de água, e mexa para formar a massinha. Vá acrescentando as outras 3 colheres de sopa de água intercalando entre acrescentar e mexer.
Cuidado com a quantidade de água adicionada para não acabar perdendo a consistência.
Por fim, adicione o corante e deixe descansando de 1h a 2h para brincar.
Amarelinha
Você lembra dessa brincadeira? A amarelinha começa com uma das crianças jogando uma pedrinha na casa 1 e pulando com um pé só (quando há dois quadrados lado a lado, deve-se pisar com os dois) até chegar no quadrado do céu, evitando pisar na casa onde está a pedrinha, e voltando do mesmo jeito até voltar no lugar de onde saiu. O próximo da fila joga na casa 2 e assim por diante.
Essa é a brincadeira mais fácil de fazer em casa. Você pode utilizar cartolina, retalhos de tecido, EVA ou folhas coloridas para fazer os quadrados e colocar os números dentro deles para formar a amarelinha.
O que vale é a criatividade e a quantidade de materiais disponíveis em casa.
Você viu como é fácil entreter as crianças nas férias com brincadeiras infantis feitas em casa? Procure a 10 e 15 Papelaria para encontrar os ingredientes que faltam para fazer a diversão dos seus filhos!