O Carnaval leva todos os anos milhares de pessoas enfeitadas às ruas em busca dos bloquinhos. Mas você sabia que o Carnaval acontece em muitos outros países e não surgiu no Brasil?
A palavra Carnaval no latim “carnis levale” significa algo como “retirar a carne”. No século VIII, a Igreja Católica liberou esse período para que as pessoas pudessem cometer excessos antes da quaresma.
O Carnaval pode ter a origem nas influências de diversas festas ao redor do mundo, mas todas possuem a mesma característica: as fantasias e a troca de personagens.
Confira a seguir onde surgiram as festas que influenciaram nossa festa brasileira!
Antiga Babilônia
As Saceias eram festas que duravam alguns dias onde um prisioneiro assumia a figura do rei. Ele era tratado e vivia como um, inclusive dormindo com as mulheres do rei verdadeiro.
Após o período de festividade, o prisioneiro era condenado à forca ou empalado.
Outra festa babilônica era o rito onde o rei se humilhava diante da estátua do deus Marduk, o primeiro deus da Babilônia. O rei se desprendia de suas insígnias e era espancado para ser lembrado de que estava abaixo da divindade.
Após esse episódio, ele recuperava seus trajes e voltava ao seu posto.
Império Romano
Durante a Roma Antiga, havia várias festas que podem ter colaborado para o surgimento do Carnaval como hoje conhecemos.
As primeiras são as festas bacanais (para os romanos) e dionisíacas (para os gregos), devoções a Baco e Dionísio, os deuses do vinho. Eram festas conhecidas pela embriaguez e os prazeres.
Também havia as Saturnálias – no solstício de inverno em dezembro – e as Lupercálias, em fevereiro – mês das divindades infernais e mês de purificações. Eram festas que duravam dias com comida, bebida, danças e a também a troca de papéis entre escravos e senhores.
Na Itália renascentista, entre os séculos XIV e XVI, surgiram os teatros improvisados conhecidos como commedia dell’arte.
Nesta época foram criadas canções e “carros” decorados.
Os italianos também começaram com o costume de se fantasiar com capa preta, chapéu de três pontas e máscara branca.
Brasil: o nosso Carnaval
No nosso país, a festa portuguesa ‘entrudo’ influenciou o Carnaval que hoje comemoramos. O entrudo começou a ser introduzido no Brasil a partir do século XVII, que era uma grande folia de guerra d’água – com baldes, latas e até comida.
No século XIX surgiram os primeiros blocos carnavalescos brasileiros. A história diz que Zé Pereira, um sapateiro português, saiu às ruas tocando um bumbo o que atraiu atenção de pessoas que se uniram ao músico.
A famosa música “Ó Abre Alas” foi composta pela compositora Chiquinha Gonzaga em 1899 e ficou conhecida por ser a primeira música escrita para bloco de Carnaval.
A partir do início do século XX, os homens começaram a ir às ruas vestidos de mulheres.
Mas somente em 1930 que as marchinhas começaram a fazer sucesso nas ruas.
Agora que você sabe um pouco de como surgiu os costumes carnavalescos, que tal passar na 10 e 15 Festas e ver nossas novidades para o Carnaval 2019?