Ter várias tomadas por perto e disponíveis para todas as ocasiões nem sempre é possível. Para não perder a comodidade ou atender a uma necessidade, ligar um eletrodoméstico, por exemplo, muitas pessoas optam pela utilização de extensões, réguas e benjamins (T) elétricos.
Embora sejam úteis, esses acessórios devem ser usados corretamente e com cautela, para não sobrecarregar a corrente elétrica. Confira as nossas dicas.
Extensões elétricas
O uso de extensões elétricas para alcançar um objeto até uma tomada é permitido. Ela permite a viabilização de determinados aparelhos elétricos que não se encontram perto de uma tomada.
Para que sua segurança não seja colocada em risco na utilização de extensões, use os produtos que compõem a extensão que sejam de boa qualidade e certificados pelo INMETRO. Além disso, faça uma inspeção na integridade de todos os componentes periodicamente.
Réguas elétricas
As réguas elétricas também são permitidas e são um dispositivo bastante comum, principalmente em empresas. Contudo, esses aparelhos não têm nenhuma proteção.
Deve haver um equilíbrio no uso de réguas, de acordo com a capacidade de cada tomada. Não deve exceder o limite de 10 A por tomada. Para não sobrecarregá-la, aparelhos que não exigem muita descarga elétrica podem ser conectados nesses multiplicadores, como abajures, telefones e ventiladores portáteis.
Benjamins (T)
São semelhantes às réguas elétricas, mas com menos portas de entrada. Também servem para aumentar a disponibilidade de uma tomada. Deve-se sempre considerar a capacidade máxima de cada tomada, para não exceder a corrente elétrica que passará por ela.
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos que exijam uma capacidade elétrica maior, como microondas e geladeiras, por exemplo, não devem ser colocados em um mesmo T, pois aumentará o risco de curto circuito e até incêndios.
Na 10 e 15 Ferramentas, você encontra uma enorme variedade de cabos para extensões, réguas e benjamins, com qualidade e segurança.