Como entreter crianças durante longas viagens [P.1]

Brincadeiras simples ajudam a passar o tempo e a evitar o tédio e a irritação das crianças. Cuidados com os  alimentos escolhidos para serem consumidos no trajeto, também auxiliam na redução da bagunça e enjoos durante a viagem.

 

Crianças amam viajar, estar junto da família e explorar novos lugares. Entretanto, é bastante comum que fiquem entediadas e até estressadas durante o percurso até chegar o local de destino.

 

Se você vai encarar a estrada, ônibus ou mesmo horas em um avião neste feriado e não quer nem imaginar o momento em que as perguntas como “a gente já chegou” e choro iniciarão. Saiba que é possível evitar ou mesmo amenizar situações como essas, com algumas dicas bastante simples. Acompanhe o texto a seguir para conhecê-las:

 

Como entreter as crianças durante o percurso da viagem

Em viagens de carro

 

Procure sair cedo! O ideal é que você evite horários com pico de sol e trechos à noite em viagens de carro, principalmente em trajetos longos. Se a data antecede um feriado, será ainda mais importante fugir de estradas repletas de automóveis e com circulação reduzida.

 

Veja também: Como incentivar uma criança a apreciar a leitura 

 

É comum que crianças pequenas tenham enjoos durante a realização de viagens, principalmente quando realizadas de carro ou ônibus. Para amenizar esses sintomas, ofereça alimentos leves para elas antes de iniciar o trajeto. Alimentos derivados do leite, devem ser evitados nesse momento, pois favorecem a vasoconstrição, que causa uma irritação gastrointestinal com maior facilidade. 

 

Dica: Se possível converse com eles sobre ficarem sentados (e não deitados) e olhando para a frente sempre que possível. Essa posição também auxilia para que não tenham enjoos.

 

Alguns remédios podem ser utilizados nesses casos. Principalmente para crianças que tenham grande propensão de ter enjoos. Se esse for o caso, fale com o pediatra responsável para que seja indicada e receitada a melhor opção.

 

Apesar de parecerem bastante práticos, evite levar na viagem biscoitos e salgadinhos com aromas artificiais fortes. Por permanecerem no interior do veículo, mesmo após o término de seu consumo, esses produtos podem propiciar um quadro de náusea nas crianças.

 

E mais: Conheça os brinquedos adequados para cada fase da criança 

 

Alimentos como: uma maçã, cenouras em palitos, tomatinhos ou mesmo sanduíches simples, que podem ser armazenados em lancheiras ou térmicas com os personagens favoritos das crianças, são algumas das opções que podem e devem ser oferecidas a elas durante a realização de uma viagem.

 

Talvez você já saiba disso, mas é sempre bom reforçar que lenços de papel e lenços umedecidos devem ser levados para facilitar a higiene da mão dos pequenos, tanto durante o trajeto como em paradas.

 

Dica: Um frasquinho de álcool em gel também pode ser utilizado com esse propósito, além de práticos, não possuem contraindicação para crianças.

 

Realize paradas, elas são essenciais. Em cada uma das que fizer, leve as crianças até o banheiro, mesmo que digam que não estão com vontade, seja paciente e aguarde um pouquinho. Precaver é sempre melhor que remediar. A vontade de ir ao banheiro em horários inoportunos pode ser um enorme fator de estresse e irritabilidade, para a criança e para os adultos.

 

Distrações que podem ajudar no trajeto de uma viagem de carro com crianças

 

Tablets e  jogos eletrônicos são populares itens de entretenimento para crianças durante viagens de carro. Entretanto, ao viajar em família , priorize momentos que tornem essa experiência prazerosa e inesquecível. 

 

Os adultos presentes podem se dividir em relação às brincadeiras, que podem incluir:

  • Contação de histórias;
  • Tempo de música (selecionando músicas que as crianças gostam de cantar e que possam ser tocadas/cantadas por todos no carro);
  • Contagem de carros de determinada cor, como todos os carros amarelos;
  • Palavras que comecem com uma letra determinada (estimulando todos a contribuírem e participarem)
  • Contar placas de quilometragem, entre outras.

 

Caso deseje levar brinquedos para que elas se distraiam sem a interação dos adultos, pelo menos por alguns períodos, prefira por opções que sejam educativas e que promovam a tranquilidade dos pequenos, ao invés da agitação. 

 

Dica: Apesar de todos os esforços acima, é importante que durante o percurso de uma viagem longa, você realize pausas para que as crianças exercitem as pernas, além de ir ao banheiro, como já citado. Por isso, pesquise antecipadamente sobre locais que possuam algum tipo de atrativo no caminho em que irão percorrer, tais como: parquinhos, pequenos monumentos ou um lago com peixes em um restaurante na estrada, por exemplo. 

 

Está gostando dessas dicas? Então não deixe de acompanhar nosso próximo post para  conferir as melhores opções para viajar com os pequenos de avião de forma tranquila e divertida! 

 

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.