Jovens autistas usam Kombi azul como food truck para vender quitutes sem glúten e lactose

Uma Kombinha azul está movendo alegria e renda financeira na área central de Brasília. O veículo acomoda cinco jovens autistas que trabalham vendendo quitutes livres de leite e glúten. A kombi fica estacionada na quadra 216 sul, em Brasília.

O food truck voltou a rodar após passar um ano sem conseguir parcerias. O objetivo deste projeto é fazer os jovens dividirem a experiência de aprender as rotinas do comércio e estimular o desenvolvimento de habilidades como atendimento ao público, raciocínio lógico e, principalmente, a socialização.

A Chef Inaiá Sant’Ana, da Quitutices, disponibiliza os doces e salgados para a venda. O cardápio tem preços a partir de R$5 e todo o lucro das vendas é revertido à remuneração do grupo e a benefícios à entidade.

“Compramos uma kombi, reformamos e sonhamos com ela. Por isso, vê-la funcionando é incrível. Temos muitas expectativas em relação ao trabalho terapêutico realizado com cada criança, jovem e adulto que atendemos. Inclusão social, cultural, escolar e alimentar existem e estão ao alcance”, afirma a psicóloga e coordenadora clínica geral do Instituto Ninar, Fabiana de Andrade.

O funcionamento do veículo começa às 10 da manhã. Todas as equipes utilizam aventais jeans como uniforme para realizar o serviço. Os jovens também trabalham acompanhados dos terapeutas.

Luiza, irmã do Daniel Bertoni de Assis, de 19 anos, afirmou na entrevista que as atividades do Instituto Ninar fizeram o jovem irmão ficar mais animado e criar mais vínculos com amigos. “Eles levam a criança de novo para o convívio social. Fazem programas, no CCBB, vão ao shopping. É mais uma tarde de diversão em si.”

Podem fazer parte deste projeto todos os alunos do Instituto Ninar, a partir de 14 anos de idade, que se encaixem no perfil exigido em um atendimento comercial comum

Fonte: G1.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.