Panela de pressão: dicas para usar sem medo

Panela de pressão: dicas para usar sem medo

Cozinhar com panela de pressão aterroriza muitos cozinheiros de primeira viagem, os relatos de queimaduras e explosões ajudam a criar um mito sobre esse utensílio de cozinha. Mas, com alguns cuidados e muita atenção, é possível dominar o medo da panela de pressão, e o melhor: cozinhar com mais agilidade e sabor.

Confira nossas dicas para não errar com essa panela:

Segurança é primordial
Antes de começar, tenha sempre em mente que a sua segurança depende do estado em que a sua panela estiver. Verifique sempre o estado da borracha: se estiver quebradiça é melhor trocar por uma nova. Pinos e válvulas entupidos também são um problema, pois aumentam as chances de a panela explodir.

Dicas de uso
Deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela, o ideal é respeitar o tempo de descompressão, verificando se o pino abaixou completamente.

Nunca preencher mais de 2/3 da panela com água também é outra dica valiosa. Quanto mais líquido, maior a chance de algo dar errado.

Se ela começar a chiar, já pode baixar o fogo. A água não altera de temperatura a partir desse ponto e o tempo de cozimento será o mesmo.

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>