Pátina em móveis antigos

Para aquele ar romântico, retrô e delicado, aposte na técnica de pátina para dar uma cara nova nos móveis antigos. A pátina pode ser feita em qualquer superfície de madeira, mas a técnica fica mais bonita em alguns estilos de mobiliário do que outros. Por exemplo, ela fica melhor em móveis com um ar antigo e clássico, incluindo peças coloniais e provençais. Já os móveis com design moderno pedem pinturas uniformes ou verniz.

patina em moveis antigos

Sempre leve em consideração o restante de sua decoração, vale destacar que as combinações mais utilizadas são o branco com bege, branco com marrom e branco com preto. Os tons de rosa, azul e verde também são muito utilizados na técnica.

O primeiro passo é lixar a superfície de madeira Se o móvel tiver resíduos de verniz ou tinta, é importante lixá-lo com lixa grossa, até que ele fique bem liso. Lixe sempre no mesmo sentido.

patina em moveis antigos balcao

Após lixar a superfície você deve passar uma demão de tinta esmalte no móvel. A tinta deve ser à base de água e o produto deve ser passado com uma trincha. A cor precisa ser clara, por exemplo, branca ou marfim.  Quando a primeira demão secar você deve lixar novamente para que o efeito fique desgastado e a textura da pátina seja conquistada. O nível de desgaste dependerá da força da força que fizer e do visual que pretende obter.

Para a tinta não descascar com facilidade, use um fundo nivelador, que é um produto bem parecido com a tinta látex. Para obter o efeito uniforme, use rolinho, e para o visual rústico use a trincha.  Caso queira uma pátina mais elaborada, passe uma demão de tinta esmalte colorida sobre o fundo branco, feito isso espere a secagem e lixe.

Fonte: Cultura Mix

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.