Probióticos podem melhorar memória de pacientes com Alzheimer

Probióticos podem melhorar memória de pacientes com Alzheimer

Um estudo realizado recentemente por uma equipe da Universidade Kashan de Ciências Médicas, no Irã, descobriu que os probióticos são capazes de trazer melhorias para a memória e habilidades de pacientes com Alzheimer.

Os pesquisadores afirmam que com uma dose diária de Lactobacillus e bifidobacterium, durante 12 semanas, os pacientes já conseguem apresentar progressos na saúde.

Normalmente você encontra os probióticos em alimentos fermentados, como o iogurte, produtos de soja fermentados, chucrute e kefir. É possível encontrar também em farmácias de manipulação.

A pesquisa apresentou que estas bactérias “amigáveis” podem ajudar a equilibrar os níveis de microrganismos nos intestinos e diminuir o número de bactérias nocivas. Sendo assim, ajuda a proteger contra diarréia, doença inflamatória intestinal, alergias e cárie dentária. Lembrando que também ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão.

Mesmo com tantas coisas positivas, os pesquisadores ressaltam que o experimento não é definitivo e o tratamento do Alzheimer continua sendo um desafio para médicos e cientistas.

Resultados dos testes de Probióticos:

Os voluntários foram divididos em dois grupos: Uma metade recebendo 200ml de leite por dia, que tinha sido enriquecido com quatro tipos de probióticos (Lactobacillus acidophilus, L. casei, L. fermentum e Bifidobacterium bifidum), durante 12 semanas.

Já as pessoas do segundo grupo receberam a mesma quantidade, mas apenas de leite puro, durante três meses. Todos foram submetidos a coletas de sangue e testes de memória e aprendizado no início e ao final da experiência.

O resultado foi que a turma que tomou o leite com os micro-organismos do bem se saiu melhor nas avaliações cognitivas, o que demonstra uma possível melhora no quadro da doença.

Fonte: RPharma.

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>