Saber arrumar uma bela mesa de jantar é fundamental, uma arte quase tão importante como conhecer os segredos das panelas. Um bom prato é mais valorizado quando servido com os talheres, pratos e demais acessórios apropriados completando o clima que você deseja dar à refeição.
Algumas dicas irão ajudar na hora de arrumar a mesa em um jantar formal ou naquela reunião gostosa com os amigos.
– Aparelho de jantar: ele define o estilo que a decoração precisa ter. Se a ocasião for formal prefira louças com detalhes mais requintados e talheres de prata. Caso a refeição seja mais descontraída, a cerâmica branca é uma ótima opção já que existem mais opções para combinar os talheres.
– Taças: Grande parte do refinamento da sua decoração será dada por essas peças, portanto dê especial atenção a elas. Sempre coloque duas taças: uma para água, que deve ser mais baixa e larga, e outro para o vinho, mais estreita e alta. Ambas devem ficar do lado direito do prato, posicionadas acima das facas.
– Talheres: do lado esquerdo do prato posicione três garfos no caso de ter peixe entre os pratos, ou apenas dois se houver apenas salada e carne. Arrume-os de maneira que o primeiro (de fora para dentro) seja o da salada, segundo do peixe e terceiro da carne. Ao lado direito do prato, a ordem das facas devem ser a mesma, com o corte sempre voltado para o lado de dentro. Acima do prato a colher de sobremesa deve estar acima do garfo, que por sua vez fica mais próximo do prato.
Surpreenda seus convidados arrumando uma linda mesa para a ocasião.
Por: Ana Paula Vaz Maia