Brincadeiras para as crianças

Em época de férias escolares, algumas vezes é difícil entreter as crianças por muito tempo. Veja as dicas de brincadeiras antigas, que com certeza elas irão adorar!

– Amarelinha: é preciso brincar em um chão que seja possível desenhar nele um caminho dividido em casas numeradas.  A criança joga uma pedrinha em uma casa a qual não poderá pular, e com um pé só finaliza o trajeto. Ao fim ela deve retornar, pegar a pedrinha e atirar a pedra na segunda casinha e assim por diante até chegar na última casinha. O participante da brincadeira não pode perder o equilíbrio, pisar ou jogar a pedrinha fora do local determinado.  Vence quem completar por primeiro todo o percurso.

– Pique bandeira: as crianças são divididas em dois times de 3 até 7 participantes. Em cada lado da quadra fica um grupo. A bandeirinha de cada time fica situada no fundo do campo de cada grupo.  O objetivo dessa brincadeira é roubar a bandeira do time adversário e proteger a do seu time, tudo isso atravessando correndo os campos. Caso algum dos participantes seja pego, ele fica paralisado no lugar. O time que resgatar a bandeira por primeiro é o vencedor.

– Pular elástico: quanto mais alto o elástico estiver, mais difícil a brincadeira fica, sendo que começa dos calcanhares e vai até o pescoço. Dois participantes precisam ficar a mais ou menos 2 metros afastados um do outro, enquanto a terceira se posiciona no centro do elástico fazendo todos os movimentos da cantiga.  É possível pular com os dois pés em cima do elástico, com os dois pés fora dele, saltar com um pé só e depois com o outro. Se errar o participante deve trocar de posição com um dos colegas.

– Esconde – esconde: muito fácil e divertida. Uma das crianças deve ser eleita a pegadora e as demais precisam correr e se esconder dela. Quem for apanhado deve assumir a posição de pegadora. É possível escolher um pique, que é um local de comum acordo e que seja neutro, onde se fica a salvo quem estiver encostado nesse lugar.

 

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.