Dicas para fazer bombons e ovos de chocolate

Muitas pessoas aproveitam essa época do ano para ganhar um dinheiro extra fazendo chocolates para a Páscoa, ou mesmo para personalizar os presentes da data.  Em alguns momentos essa tarefa pode não parecer tão fácil. Por isso separamos algumas dicas importantes que deixarão esse momento mais gostoso.

– Temperatura ambiente: em cidades mais quentes, o ar condicionado é fundamental para trabalhar com os chocolates. Não só a temperagem, mas o trabalho com chocolates em geral devem ser feitos em um ambiente fresco e sem muita umidade, de preferência refrigerado a 20° C.

– Refazendo o trabalho:  sempre que a temperagem não for correta, é possível começar de novo, mas caso o problema seja na temperatura, fica complicado acertar todo o processo.

– Utensílios: os melhores itens para misturar o chocolate temperado, são espátulas de silicone e colheres de pau, pois não conduzem calor, tendo assim um controle melhor da temperatura do chocolate.

– Calor e formas: aquecer levemente a forma de uso é uma excelente dica, assim a temperatura do chocolate é mantida enquanto ele é modelado. Lembrando que não deve aquecer demais, mantendo a temperatura entre 20°C e 27°C.

– Manter aquecido: o chocolate temperado deve ser fino, para que você possa trabalhar com ele. A dica é deixar uma tigela dentro de um recipiente com água morna (entre 32°C e 24°C).

– Temperatura dos recheios: os recheios precisam estar na temperatura ambiente.

– Bordas: as cordas precisam ser cortadas antes que fique quebradiça.

– No tempo certo: para o endurecimento do chocolate ocorrer de forma correta, é preciso deixá-lo descansar em temperatura ambiente, pelo menos 15 minutos após moldá-lo.  Depois eles podem ir para a geladeira por 10 ou 15 minutos. Respeite sempre o tempo antes de levá-los para a geladeira.

– Tempo para o chocolate: depois de prontos, os chocolates devem maturar em temperatura ambiente: devem ficar descansando por 24 horas, fora da geladeira. Dê esse tempo para que desenvolvam uma superfície dura e se estabilizem, garantindo que o chocolate não irá se deformar e que tenha uma boa quebra.

– Segurar sem estragar: luvas cirúrgicas é uma boa saída para que as suas impressões digitais não fiquem no chocolate. Ele até resiste a toques mais rápidos, mas se você ficar segurando por alguns segundos, ele vai derreter com a temperatura do seu corpo e acabará adquirindo a forma das suas digitais.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.