Idosos trocam lares por ‘repúblicas’ para envelhecerem junto com os amigos

Geralmente, quando se é criança ou adolescente a grande maioria dos amigos tem o sonho de morar junto, não é mesmo? Agora isso está mudando, pois, vários idosos na Espanha, tornaram um sonho antigo em realidade.

Com passar do tempo os idosos têm necessidade de morar junto com outras pessoas, pois precisam de uma atenção maior. Para não escolherem morar com seus filhos ou netos e muito menos em uma casa de repouso, Victor Gómez e Cruz Roldán, que se conheceram durante uma excursão há 46 anos, resolveram inovar e fundaram uma espécie de república da terceira idade.

Quinze anos depois surgiu a Convivirm, que foi fundada pelos próprios idosos. Não só os dois, como também suas respectivas esposas. O sucesso entre os amigos e familiares foi tão grande quando os dois casais de amigos propuseram a ideia de viver juntos, e hoje são 87 sócios que se identificam com o lema “dar vida à idade”.

A casa possui mais de 7 mil m², e conta com jardim, pomar, bar, ginásio, biblioteca e diversas oficinas para distrair os moradores. Todos os cantinhos da casa têm o intuito de deixar o dia a dia deles mais alegre.
“Ajuda a não pensar quando chegará a nossa hora depois de termos parado de trabalhar”, contou Cruz Roldán.

Apesar de ser um tipo de projeto de moradia novo na Espanha, Rogelio Ruiz, arquiteto da eCohousing, recebeu quase 1.000 pedidos de informação sobre este modelo de república. Afinal, todas as “repúblicas da terceira idade” devem cumprir os requisitos de um ambiente tradicional para idosos: banheiros geriátricos, móveis sem quinas, botões de emergência em todos os quartos, entre outras coisas.

Fonte: Hypeness.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.