Dia 24 de abril é celebrado o Dia do Chimarrão. Mas você sabe de onde o chimarrão veio e como ele se tornou tão importante histórica e socialmente?
Bebida que mistura erva-mate moída e água quente é típica do sul da América do Sul. No Brasil virou tradição nos estados mais frios do país e hoje se transformou em uma identidade cultural dessa região.
História
Legada pela cultura indígena, os primeiros povos a fazerem uso da erva-mate foram os índios guaranis, caingangues, aimará e quíchua. Além da bebida, os indígenas deixaram a tradição de compartilhar o líquido em rodas de conversas. O hábito de se tomar o chimarrão passa de geração a geração, sendo iniciado já na infância.
Durante o século XVI o chimarrão chegou a ser proibido no Brasil pelos padres Jesuítas sendo considerado “erva do diabo”. A partir do século XVII, os padres passaram a incentivar o consumo da bebida.
No Paraná a erva-mate for responsável pelo crescimento econômico, social e político do estado. O transporte da erva pelo Paraná fez reabrir e reformar a Estrada da Graciosa, por onde os tropeiros levavam o mate para o porto de Paranaguá.
Benefícios do Chimarrão
Tomar chimarrão é um ato amistoso e amigável entre os que o fazem. Além disso, a bebida traz benefícios para a saúde, pois possui propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais.
Estudos revelam que o consumo frequente traz mais disposição para quem consome. A erva-mate auxilia na perda de peso, combate a diabetes, além de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Naturalmente diurético, ele ajuda no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater retenções e inchaços.
Além da erva-mate e da água a aproximadamente 80° (sem ferver), basta uma cuia e uma bomba para se preparar um ótimo chimarrão. A água fervida queima a erva e muda o gosto da bebida.
Na 10e15 você encontra uma grande variedade de cuias e bombas para preparar o chimarrão do jeitinho que você gosta!