Distrito Federal inaugura o 1º Hospital Veterinário Público

No mês de abril foi inaugurado o primeiro Hospital Veterinário Público no Distrito Federal (HVEP). Localizado no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga, o prédio tem 540 metros quadrados.

O hospital oferece serviços gratuitos como consultas, exames laboratoriais e de imagens, internação, cirurgias, medicações e outros tratamentos para cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda ou inscritas em programas sociais do Governo do Distrito Federal.

Além do atendimento cirúrgico e clínico, os profissionais também vão orientar a população sobre boas práticas, normas e higiene, de modo a contribuir, assim, para a promoção da guarda responsável dos animais.

O HVEP é administrado pela Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa). Essa é uma Organização da Sociedade Civil (Ocip) e venceu chamamento público realizado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), em fevereiro deste ano.

O lançamento deste hospital era aguardado pela população desde que o projeto foi apresentado, cerca de cinco anos atrás.

O atendimento do Hospital Veterinário segue o mesmo modelo da unidade de São Paulo, lá são distribuídas senhas entre 6h e 10h aos que chegam ao local. Para realizar o cadastro os donos devem levar os animais com documento de identidade e comprovante de residência.

O hospital foi construído pelo Ibram com recursos de compensação ambiental. O investimento previsto para este primeiro ano de atividade do HVEP é de R$ 1 milhão, mas a Anclivepa vai poder captar recursos de outras fontes para aprimorar ou ampliar o atendimento aos animais.

A previsão é de investimentos totais pelo governo de até R$ 12 milhões nos próximos cinco anos, com os quais o Ibram pretende atender pelo menos 400 mil animais no período.

“Há uma estimativa de que nós tenhamos em torno de 700 mil pets em todo o DF: cães e gatos. Agora, eles terão um hospital para serem tratados. Isso também é muito importante para o controle da zoonoses na capital. Uma grande conquista”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), durante a inauguração da unidade.

Fonte: Metropoles.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.