Como organizar suas ferramentas

Há alguns dias, nós trouxemos dicas de ferramentas que você precisa ter em casa para não passar apuros. Uma das dificuldades é saber como organizar tudo. Selecionamos algumas recomendações que podem ajudar na hora de arrumar as ferramentas, confira!

Separe as ferramentas

O primeiro passo é separar todas para organizá-las. O ideal é colocá-las sobre uma mesa para poder visualizar melhor cada peça. Separe-as por tamanho: grandes, médias e pequenas.

Além de separar por tamanho é importante separá-las por função, como as ferramentas de corte, martelo, chaves de fenda, brocas, parafusos, pregos e etc.

Livre-se da ferrugem

Jogue fora ferramentas ou assessórios, como pregos e parafusos enferrujados ou estragados. Isso evita que se acumulem peças desnecessárias na hora da organização.

Limpeza

O ideal é fazer uma limpeza no lugar onde vão ficar as ferramentas, tirar o pó e a sujeira acumulada. Essa faxina já vai trazer para o ambiente um aspecto de mais organização.

Como organizar

A organização das ferramentas pode ser em painéis fixos nas paredes ou em caixas de ferramentas.

Os painéis são indicados pela sua praticidade na hora de usar as ferramentas, geralmente de MDF, são fáceis de encontrar e possuem uma superfície de fácil limpeza. Para pendurar as ferramentas utilize ganchos no painel.

Com uma caneta, contorne as ferramentas no painel, assim, sempre saberá o lugar certo de cada uma.

Guardar peças pequenas em potes transparentes separadamente é muito útil na hora da utilização.

Caixa organizadora: a grande aliada

As caixas de ferramenta são práticas e indicadas quando não se quer perder tempo montando painéis. Nelas você pode separará-las por gavetas e por utilidade. Você pode colocar nas gavetas as ferramentas para trabalhar com metal e madeira separadamente, por exemplo.

Algumas caixas de ferramentas específicas possuem espaço separado para peças pequenas. As caixas organizadoras com divisórias são ideais para esses objetos menores.

As ferramentas maiores, como serra, furadeiras e cortadores de grama devem ser guardados em locais secos e, se possível, dentro de bolsas de lona, para que fiquem protegidas.

Uma boa organização torna o dia-a-dia mais fácil e ágil. No 10 e 15 você encontra vários tipos de caixas para organizar suas ferramentas de forma prática e útil!

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.