Incentivando a leitura infantil

Estudos mostram que, quanto mais as crianças leem, melhores alunos, ouvintes, cidadãos críticos, leitores e escritores elas se tornam. Nossa compreensão das coisas, isto é, a capacidade individual de assimilar conhecimento, seja na área profissional ou na vida pessoal. Todas essas coisas não podem prescindir da leitura.

Motive seu filho a ler

Como convencer os pequenos a largar joguinhos e a TV para abrir um livro? Apesar da leitura ser uma atividade divertida e que pode ajudar adultos e crianças a criar laços afetivos, muitas vezes é difícil criar esse hábito. Por isso, reunimos algumas dicas de como estimular os pequenos (ou nem tanto) a ler mais. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1- Seja exemplo

A leitura é um ato cultural, por isso é importante que os adultos desenvolvam esse hábito para que a criança também aprenda a desenvolver. A leitura infantil não precisa ser complicada.

2- Crie um momento para a leitura

Use momentos em família para atualizar a leitura. Cada um com seu livro para depois conversarem sobre o tema. Além de ser importante, é interessante mostrar para a criança o que está lendo.

3 –  Ofereça diferentes tipos de texto

Mesmo gerando uma certa insegurança, não tem problema em deixar que as crianças leiam conteúdo destinado a diferentes faixas etárias.

4 –  Respeite o gosto do leitor

Geralmente em crianças mais velhas, os pais podem ter preconceitos com os gostos literários dos filhos, que tendem a se interessar por apenas um gênero. Vale salientar que o fundamental é ter contato com a leitura, isso é mais importante do que o estilo do livro.

5-  Incentive contato com os livros

É importante cultivar a relação com livros mesmo antes da alfabetização. Com crianças pequenas, é legal explorar a leitura de imagens ou deixar que o livro seja usado como um objeto para brincadeira.

6 – Vá com calma

Não tem necessidade de cobrar que a criança termine um livro por dia. Assim como os adultos, as crianças podem ler aos poucos. Outra preocupação é não forçar para que a criança leia tudo sozinha.

7 – Frequente livrarias e bibliotecas

Procure frequentar a programação de livrarias, bibliotecas, bienais e feiras do livro da região. Nas bibliotecas, também é possível começar a compreender obrigações e responsabilidades.

8 –  Monte um cantinho da leitura

Crie um ambiente confortável que estimule a leitura, no qual a criança tenha acesso aos livros sempre que quiser, com iluminação adequada. Podem ser títulos emprestados em bibliotecas ou um pequeno acervo próprio. O importante é estarem à mão para estimular a leitura.

9 – Tablet não é só para joguinhos

criar uma biblioteca virtual (seja no tablet ou no computador) também pode ser outra forma de estimular a leitura. Para algumas crianças, a leitura pode ser até mais rápida por conta das cores e luminosidade.

Na Loja 10 e 15, você encontra itens que podem te ajudar nessa tarefa de leitura. Não deixe de conferir.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.