Já passou por alguma situação em que precisava muito de um documento ou recibo e não conseguia encontrá-lo de jeito nenhum? Essa situação é muito comum de acontecer, principalmente para pessoas que não conseguem organizar seus papéis de forma que facilite a busca de algum objeto desejado.
Separar algumas horas do dia para arrumar seus papeis, recibos, documentos e comprovantes pode economizar tempo e dinheiro.
Passo a passo
O primeiro passo é juntar todos os papéis presentes em sua casa, jogados ou em desordem, olhar bolsos, mochilas e bolsas também é uma ótima ideia.
Jogue os papeis que não são úteis e a partir disso, comece separando os papeis por categoria. Por exemplo, contas de luz, água, condomínio, internet e etc.
Lembre-se que os documentos têm prazo para serem guardados, após a data estabelecida eles podem ser descartados, evitando o acúmulo de espaço.
Mantenha em seu arquivo contas pagas, documentos, cupons, comprovantes e outros papeis que forem de importância para você. Opte por pastas sanfonadas ou diversas pastas de cores diferentes para ajudar na hora de identificar o conteúdo de cada uma.
Outra ótima ideia é digitalizar documentos pessoais, assim você possui uma versão que está protegida das ações do tempo, perdas e imprevistos.
Na 10 e 15, você encontra diversas opções de itens que podem te ajudar nessa organização. Não deixe de conferir!