Cuidados, benefícios e utilidades da lavanda

Todo mundo gosta de uma casa cheirosa. O perfume exalado de algumas flores  traz uma sensação de bem estar e limpeza. A lavanda em especial deixa a casa agradavelmente perfumada, ela  prefere lugares ensolarados com luz direta de três a quatro horas, é preciso cuidado para que ela fique protegida do frio intenso e floresça o ano todo.

Nos períodos mais quentes regue todos os dias e nos mais amenos intercale a rega dia sim e outro não.  Lembrando que não é permitido encharcar o solo, pois isso pode enfraquecê-la. A lavanda se desenvolve melhor em terra aerada, por isso passe a terra por uma peneira, assim ela fica fininha e sem impurezas. É possível plantar no solo ou no vaso sendo ele de barro ou cimento.  Os vasos devem ter furos para drenar a água. O solo precisa ser mantido calcário, arenoso e seco.

As hastes da lavanda podem chegar a 45 cm de altura, mas é preciso podá-las para crescerem mais fortes. Se isso for feito no outono, irá rebrotar com força na primavera.  Em geral não existe atenção com pragas e doenças, mas é preciso tirar os galhos secos que sobram no vaso ou no solo.

A lavanda ainda tem excelentes benefícios medicinais – analgésico, sedativo, anti-inflamatório, anticéptico, relaxante e calmante. Pode também ser utilizada com um aromatizador natural. Em uma garrafa de álcool, colocamos um punhado de flores e deixamos descansar durante 20 dias. Após esse período, pode ser usado como um aromatizante natural, deixando o ambiente perfumado.

Fonte: Plantas na minha casa

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.