Não precisa chamar algum especialista para fazer reparos quando aparece um problema em casa, você mesmo pode solucionar isso! Prático a rápido você pode ainda economizar uma graninha.
– Lâmpada queimada: uma das tarefas mais fáceis a ser realizada, você só necessita de uma lâmpada nova, uma escada sempre na mão e um pouco do seu equilíbrio. Para sua segurança, o disjuntor deve ser desligado, o sapato usado deve ser de borracha, e se tiver alguém por perto o chame para segurar a escada evitando assim algum pequeno acidente. Após isso, é só desenroscar a lâmpada queimada e retirá-la do bocal, rosqueie a lâmpada nova, mas antes verifique se a voltagem é a mesma e a potência também.
– Rangido das portas: é hora de lubrificar as dobradiças, caso as portas comecem a fazer algum tipo de barulho. É necessário um óleo lubrificante multiuso anticorrosivo, pincel seco ou um paninho de limpeza. As dobradiças devem ser higienizadas, retirando todos os resíduos com um pincel ou paninho. Logo em seguida o óleo deve ser aplicado na junção de cada dobradiça. Abra e feche a porta repetidamente para que o lubrificante se espalhe.
– Instalando prateleiras: buchas, parafusos, mãos francesas, trena, broca, furadeira, martelo, chave de fenda, nível, lápis e, eventualmente, uma escada, esses são os materiais necessários. Caso a prateleira seja muito grande é necessária a ajuda de alguém. Posicione a prateleira no lugar que deseja fixar, verificando se ela está alinhada e marque com um tracinho. Concluída essa etapa, posicione as mãos francesas e então marque as furações. É necessário furar os pontos marcados e inserir as buchas. Por fim, fixe as mãos francesas usando parafusos e coloque a prateleira em cima dos suportes.
– Desentupindo a pia: não há necessidade de chamar um encanador. Luvas de borracha, desentupidor e balde são necessárias para essa tarefa. Basta pressionar o desentupidor para cima e para baixo até a água voltar a fluir. Usar água fervente para liberar o fluxo também pode funcionar.