Cinema movido à energia solar chega ao Paraná

Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba, recebeu nesta terça-feira (03/10) o

Cinesolar, que significa cinema movido à energia solar. Uma iniciativa da agência Brazucah Produções, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, é conhecido por ser o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável.

Desde 2013, o projeto já realizou mais de 200 sessões em todo o país, ultrapassando 40 mil espectadores e gerando para o meio ambiente uma economia de 500 mil watts de energia elétrica. O que é equivalente a cerca de 900 horas de geladeira ligada sem interrupções.

A exibição dos filmes por energia solar funciona a partir de uma van com placas solares, que possibilita um sistema conversor de energia solar para a elétrica. Rio Branco do Sul é a sétima cidade a receber o projeto, que proporciona entretenimento gratuito à população carente.

A primeira sessão ocorreu em frente à Câmara Municipal da cidade. Foram exibidos filmes de curta-metragem com o tema sustentabilidade e meio ambiente. Também foi exibido um longa-metragem, o “Minhocas”, com 82 minutos de duração. Filme com destaque para o seu estilo de animação em stop-motion, que foi realizada em parceria entre o Brasil e Canadá, dirigida por Paolo Conti e Arthur Nunes.

Fonte: G1 Campos Gerais do Sul.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.