Origem do Halloween

As comemorações do Halloween, ou dia das Bruxas, possuem uma longa trajetória, tendo início cerca de três mil anos atrás com os Celtas e posteriormente se popularizando nos Estados Unidos em celebração da chegada do inverno no hemisfério norte. Hoje as comemorações acontecem em diversos países do mundo, inclusive aqui no Brasil.

O termo “Hallowe’en” só surgiu durante o século XVII. Ele é uma abreviatura escocesa de “Allhallow-even”, o que significa “noite de todos os santos”.

Se fantasiar, decorar as casas e distribuir doces são alguns dos costumes dessa tradição. Mas nem tudo começou assim, conheça um pouco mais sobre essa tradicional história!

Onde e como surgiu o Halloween

A celebração original surgiu com o povo Celta, que possuía cultura politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. A festa se chamava Samhain (termo de origem gaélica que significa “o fim do verão”). Ela marcava o fim do verão, começava no dia 31 de outubro e durava três dias. Além disso, a comemoração marcava o ano novo Celta, que começava no dia 01 de novembro.

Na cultura Celta acreditava-se que neste dia os mortos se levantavam e se apropriavam dos corpos dos vivos. As fantasias e os enfeites sombrios eram na tentativa de afastar esses maus espíritos.

Origem católica

Até o século VII a festa em honra de “Todos os Santos” era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1 de novembro. No ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente.

Como a festa era muito grande, ela passou a ser comemorada em forma de vigília já no dia 31 de outubro. Esta festa era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e All Hallow Een até chegar à palavra atual Halloween.

Como o Halloween chegou aos Estados Unidos?

Na segunda metade do século XIX, os EUA receberam muitos imigrantes irlandeses, que fugiam do país devido a Grande Fome de 1840 e assim levaram consigo suas tradições.

A partir disso, a cultura do Halloween passou a ser difundida pelo país e por tantos outros. Os norte-americanos começaram a mascarar-se e a pedir dinheiro ou comida de porta em porta, uma prática que acabou por se tornar no atual “doce ou travessura”.

E como é no Brasil?

A festa do Halloween chegou ao Brasil através das tradições norte-americanas. Nos últimos anos, as festas em comemoração à data vêm crescendo e agregando adeptos no país. Com decoração temática e fantasias, as festividades divertem crianças e adultos que se preparam para a data.

Outras curiosidades

As primeiras máscaras para essas festividades eram feitas com ossos e pele de animais.

Inicialmente as famosas abóboras com lanternas dentro eram feitas com batatas e nabos.

A celebração atual do halloween é bem diferente de suas origens por conta da mescla de culturas e tradições. Mas o que vale é celebrar e se divertir e para isso nada melhor que uma boa fantasia e uma decoração incrível. No Lojão 10 e 15 você encontra uma grande variedade de decorações e fantasias para celebrar esse dia no melhor estilo possível!

 

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.