Você sabe qual é a melhor panela para cozinhar? Cada material influencia o cozimento do alimento de uma maneira diferente, seja de forma benéfica ou maléfica.
Confira!
Panela de Alumínio
A vantagem da panela de alumínio é o preço acessível e o rápido cozimento.
A desvantagem do material é que ele pode ser transferido para os alimentos, principalmente quando nova. Por isso não a utilize para fritar ou para cozinhar alimentos ácidos (como o tomate) ou ricos em enxofre (como o espinafre).
Além disso, quando a panela envelhece, ela adquire aparência escura e manchada.
Panela de Inox
A panela de inox possui preço mais elevado, mas ótima durabilidade e é fácil de higienizar.
Para mantê-la com aparência de nova por mais tempo e evitar riscos, prefira utilizar utensílios de silicone.
A desvantagem é que o níquel do material pode ser liberado na comida. Pesquisadores ainda não possuem um consenso quanto à sua toxicidade.
Panela de Ferro
Já as panelas de ferro são duráveis e mantém a comida quente por mais tempo.
Porém o material pode interferir no sabor da comida e a higienização é mais cuidadosa, pois o ferro se enferruja mais fácil que os outros materiais e a ferrugem pode se soltar na preparação da comida.
Panela Antiaderente
A panela antiaderente aparece em vários tamanhos, formatos e, principalmente, preços. Sua vantagem é o rápido aquecimento e a manutenção do calor por mais tempo.
Também não precisa de óleo na preparação e a sua higienização não possui complicações.
O problema é que, com o tempo e o manuseio, o material antiaderente acaba se desprendendo e deixando de cumprir sua função.
Panela Esmaltada
As panelas esmaltadas são bonitas, leves e práticas para o dia a dia. Além de aquecerem rápido e serem fáceis de limpar.
O seu problema está na atenção na hora de cozinhar: o alimento pode queimar.
Panelas antigas podem soltar substância tóxicas.
Panela de Vidro
Ao contrário dos itens apresentados anteriormente, as panelas de vidro não oferecem qualquer malefício pois não são tóxicas. Além de serem bonitas, permitem uma visão completa da preparação do alimento.
Na hora de armazenar o que sobrou, você pode utilizar a mesma panela.
A desvantagem está no cuidado para não queimar o alimento devido à sua aderência e também ao manusear já que o material é frágil.
Panela de Barro
A panela de barro é a queridinha de quem gosta de produzir uma comida bem caseira. Ela é barata, mantém o alimento aquecido por mais tempo, pode ser usada no forno e não possui material tóxico.
A desvantagem é a demora no aquecimento, o seu peso e a possibilidade de resíduos se depositarem na panela caso ela não tenha um bom acabamento.
Panela de Cerâmica
Por último, a panela de cerâmica é um charme para a decoração da cozinha. Além de manter o alimento quente, é fácil de higienizar e possui ótima durabilidade.
Demora para esquentar, mas quando esquenta se torna bem eficiente. E também é frágil, como as panelas de vidro.
Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de cada tipo de panela, o que você acha de adquirir algumas novas para a sua cozinha? Na 10 e 15 Utilidades você encontra diversos modelos para o seu gosto!