Segredos da panela de pressão

A panela de pressão é um acessório necessário nas cozinhas, mas algumas pessoas têm medo de usar. Essa panela cozinha o alimento mais rápido do que as convencionais, pelo sistema ser mais potente que as demais. Isso faz com que haja um risco de acidentes quando não são usadas corretamente. Pensando na segurança de nossos clientes, selecionamos algumas dicas para aproveitar esse acessório:

– Como o próprio nome diz, a panela funciona sob pressão. Com a tampa fechada, a pressão do ar se junta com a pressão do vapor de água. Sem ter para onde sair, o líquido leva um tempo para entrar em ebulição fazendo com que a pressão interna fique ainda maior para cozinhar os alimentos.

– Um dos principais benefícios da panela de pressão é o rápido cozimento. Com isso, a refeição fica pronta antes e o consumo de gás é menor. Essa panela é indicada para alimentos mais duros como carne e feijão, pois esse tipo de cozimento deixa o alimento mais macio.

– Na hora de comprar a panela de pressão é que ela seja certificada pelo INMETRO. Dessa maneira o consumidor sabe que o produto possui os dispositivos de segurança exigidos. A exigência das normas brasileiras é que cada panela tenha um sistema de segurança e define qual a máxima pressão que a panela deve agüentar sem risco de explosão.

O uso da panela de pressão é bastante simples, porém, requer alguns cuidados:

  • É preciso respeitar o limite de capacidade de uso da panela.
  • Realizar a limpeza das válvulas, do pino e da vedação da tampa regularmente é muito importante.
  • É necessário trocar as peças de reposição por peças originais em representantes autorizados pelos fabricantes.
  • O fogo brando deve ser sempre centralizado na panela, evitando assim que ela queime na lateral.
  • A panela não deve ser aberta assim que o fogo for desligado, e em hipótese alguma deve mexer ou retirar o pino.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.