Dicas para pintar móveis de madeira

Para quem possui uma mobília boa em casa, mas algumas peças estão com cara de velhas, basta ter uma lixa, tinta e pincel que a mobília pode ganhar uma cara nova. Ainda que o móvel esteja feio, nem sempre a melhor saída é descartá-lo. Para garantir um bom acabamento na reforma, é importante que o móvel seja previamente lixado e limpo. A adesão da tinta é muito melhor e a cobertura mais uniforme. É preciso remover alças e puxadores dos móveis, para que seja mais fácil de pintar.

O lixamento é importante para que o móvel fique bem acabado. Mas não é necessário lixar demais, para não danificar a madeira e eliminar as fibras naturais da mobília. É possível usar uma lixa manual de grão médio ou uma lixadeira elétrica para cuidar das laterais e da parte superior da peça. Deve ter cuidado se as pernas do móvel forem mais torneadas ou se a madeira for esculpida. Lixar de maneira errada pode comprometer o design do móvel. Após essa etapa é preciso passar um pano macio que não solte fiapos.

O primer também é muito importante na etapa que antecede a pintura do móvel. Ao escolher a cor do primer a melhor opção é uma tonalidade mais clara do que a cor em que pretende pintar a mobília. O branco é o mais indicado para preparar o plano de fundo da pintura.

Depois de todas as etapas concluídas, é preciso pintar a peça com a tinta escolhida. Com spray o trabalho é mais rápido e prático, já que exige menos habilidade. Já com a tinta os gastos são menores, pois elas rendem mais.

No 10 e 15 você encontra diversos materiais para auxiliar na reforma do móvel, e até mesmo para criar diferentes estilos de pintura. Confira.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.