3 dicas simples para uma volta às aulas sem correria e estresse

Para evitar o estresse e a correria no momento de volta às aulas, o mais indicado é antecipar o retorno a rotina. 

 

Com pequenas mudanças é possível encarar esse momento com muito mais otimismo e tranquilidade!

 

Quer saber que iniciativas são essas? Então acompanhe nosso texto a seguir: 

Volta às aulas pedem sono e alimentação em dia 

É muito comum que nas férias as crianças tenham mais liberdade em relação aos horários, tanto para dormir e acordar, quanto para realizar refeições e atividades rotineiras da casa. 

 

Os próprios responsáveis que estão em casa com elas nesse período tendem a relaxar em horários que geralmente são cronometrados para “isso e aquilo”. E é completamente normal! 

 

Mesmo para adultos, após um período de férias, feriado prolongado ou final de semana, é comum encontrar dificuldade em acordar cedo novamente, ou mesmo preparar tudo que é necessário para o dia seguinte da rotina de trabalho/estudo/serviços. 

 

Imagine para os pequenos, que ainda não entendem a importância disso?

 

E aí que entram crises de mau humor, desobediência por parte das crianças e consequentemente, falta de paciência dos adultos. Por conta disso, antecipar a rotina, mesmo que seja um pouco antes da aula retornar, é o ideal para manter a paz em casa ou pelo menos aliviar a tensão desse período.

 

Lembre-se: Sono (incluindo sonecas) e alimentação, já devem estar normalizados quando as aulas retornarem.

Sono e horário para a alimentação devem ser regularizados antes da volta às aulas. Via: Leo Rivas – Unsplash

Se engana quem acredita que o ideal é aproveitar até o último segundo das férias. 

 

Por mais que essa ideia pareça válida e justa, o ideal é que tanto crianças como adolescentes, tenham pelo menos uma semana para se ajustar aos horários. Do contrário,  já iniciaram a rotina de aulas com a sensação de cansaço. 

 

E mais: Conheça os brinquedos adequados para cada fase da criança

Correria organizada!

Acordar, garantir que escovem os dentes, servir o café da manhã, separar uniforme, bolsa da escola… Ufa! 

 

São diversas tarefas que os responsáveis por crianças encontram logo cedo.

 

Para não haver confusão, irritabilidade e nem esquecimento de itens importantes do dia, a solução é deixar o máximo de coisas organizadas no dia anterior.

 

A mesa para o lanche da manhã pode ser previamente posta, com pratos, xícaras e os alimentos comuns da dieta à mão.

 

Além desses pequenos ajustes e preparação, algo que já é bastante comum, é se programar para acordar antes dos filhos e estar pronto ou pronta para o trabalho quando isso acontecer. 

 

Assim, será possível focar apenas na arrumação da criança, ao invés de se despender entre ela e seus próprios detalhes, como pegar uma blusa, guarda-chuva, lanches para o dia e etc.

 

Acordar uma hora antes dos pequenos é suficiente para estar pronto (a)  para quando eles despertarem ou precisarem ser acordados.

 

Veja também: Como incentivar a leitura infantil 

Celebre!

Cadernos e livros devidamente encapados e etiquetados, mochila pronta, café da manhã servido..Tudo pronto, certo? 

 

Errado! Falta o registro! 

 

Recentemente, algumas famílias têm criado o hábito de fotografar o primeiro dia dos filhos na escola e essa iniciativa é muito bacana!

 

Se eles forem pequenos, estiverem se mudando para uma nova escola ou mesmo se gostarem da prática, continue inserindo-a na volta às aulas todos os anos. 

 

Dê preferência por fazer esse registro em casa, caso a criança sinta vergonha, ou mesmo se não conseguirem sair adiantados neste dia. Garantindo assim a tranquilidade e praticidade desse momento. 

 

Além de ser uma ótima recordação, esse exercício faz com que a criança associe esse momento a algo muito especial e que sempre deve ser celebrado.

 

Focar no lado gostoso da volta às aulas é uma excelente forma de tornar esse momento mais desejado e alegre pelas crianças. 

 

Foque no aprendizado, nas brincadeiras e nas novas amizades que ele fará lá.

 

Se a escola possuir um espaço aberto e atrativos, como parquinho e professoras que seu filho tenha se apegado, reforce esses pontos positivos no processo de retorno às aulas.

 

Gostou das dicas?

Compartilhe com os familiares e amigos que também têm filhos, para que essa corrente de ordem e alegria seja espalhada!

 

A 10 e 15 Papelaria, conta com os melhores materiais e artigos de volta às aulas que seu filho precisa. São mochilas, lancheiras, garrafinhas com os personagens favoritos da criançada e muito mais!

 

Venha conferir e faça desse momento algo muito especial para toda a família!

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.