Como decorar a mesa para a ceia de Natal

Estamos às vésperas de uma das confraternizações mais aguardadas de todo o ano por inúmeras famílias ao redor do mundo: a ceia de Natal.

Esse momento que envolve muito carinho, boa conversa e pratos elaborados tem por missão, receber e bem e manter o clima de união entre as pessoas envolvidas. Por isso, nada mais compatível com os preparativos para a noite de Natal, que planejar uma mesa bem decorada para a ceia.

Existem diversos itens que podem ser utilizados na decoração da mesa para a ceia de Natal, tais como: bolas coloridas, pinhas, velas, flores e galhos de árvores e, até mesmo, das frutas.

E mais!: Saiba como compor uma decoração de Natal com comodidade e beleza em sua casa 

No post de hoje, lhe ajudaremos com diversas inspirações e dicas para que você, independente de gosto, preferências e tamanho da mesa para ceia, conquiste uma decoração perfeita para a noite de Natal.

Vamos lá?

Conheça agora os itens que não podem faltar na decoração de uma mesa perfeita para a ceia de natal

1. Mesa enfeitada com bolas natalinas

As bolas natalinas, geralmente utilizadas nos pinheirinhos de Natal, também  podem contribuir muito com a decoração da mesa para a ceia.

Foto/Reprodução: Arranjo para mesa feito de guirlanda, bolas de natal e velas. Via: Yandex

Se você prioriza uma decoração mais tradicional, invista em composições com bolinhas verdes e vermelhas. Entretanto se você busca por uma decoração com aspecto mais clean, monocromático e moderno, bolas nas cores douradas, prata ou mesmo a tendência das bolas no tom Classic Blue podem lhe ajudar a alcançar o resultado deslumbrante que deseja.

Monte um centro de mesa com uma vela que tenha em casa (ou podem ser facilmente adquiridas em lojas do ramo) e, posteriormente adicione-a no interior de um recipiente transparente, que pode ser de vidro ou plástico. Com o auxílio de bolas natalinas, decore o redor do recipiente.

Dica: Uma bandeja ou mesmo sousplat  pode lhe ajudar a limitar o espaço para a decoração e contribuir para que a composição do enfeite de mesa fique muito mais bonito.

 2. Flores e frutas

Não há nada tão vivo, natalino e convidativo quanto a típica flor do Natal (poinsétia) combinadas à frutas.

Para compor essa opção sugerimos utilizar uma toalha central para a mesa (aquelas em formato retangular), formando uma espécie de “caminho”.

Foto/Reprodução: Caminho de mesa com decoração de frutas e galhos. Via: Alexander Raths – Adobe

 Sobre a toalha espalhe com mesma distância (que pode variar de acordo com o tamanho da sua mesa, vasos com a poinsétia. Para preencher os espaços entre elas, adicione peras e maçãs.

Está pronto!

Uma mesa criativa, bem decorada e inusitada para seus convidados não só apreciarem, mas também beliscarem, caso sintam o desejo.

Dica: Essa opção é excelente para ceias de Natal que irão receber crianças e bebês entre os convidados pois, ao iniciar o jantar, os adultos podem servir as frutas para os pequenos.

3. Pinhas na decoração da mesa de Natal

Fáceis de encontrar, as pinhas proporcionam uma decoração bem feita e decorada a ceia de natal. 

Foto/Reprodução: Caminho de mesa para a ceia de Natal decorado com pinhas. Via: Anjelika Gretskaia

Elas podem compor o interior de vidros como na primeira sugestão, ou mesmo substituir frutas, como na segunda. Entretanto, se você quiser dar destaque a elas, nossa dica é montar pequenos pinheirinhos de Natal com as pinhas.

Com o auxílio de pequenos vasinhos para plantas, tampas de garrafas plásticas ou latas redondas de salmão, é possível criar uma base para apoiar as pinhas, fazendo uma espécie de vasinho para elas.

Dica: Se optar pelas tampas de garrafas ou latas de atum ou salmão, decore as embalagens com fita decorativas, papel cartão colorido ou tinta spray.

No topo das pinhas, adicione (com o auxílio de cola) uma pequenas estrela, que pode ser feita com papel cartão, cartolina e ou E.V.A, nas cores, marrom, dourado, amarelo ou verde, de acordo com sua preferência.

Faça uma fileira com os pequenos pinheiros ou intercale-os para um acabamento ainda mais bonito.

Veja também: Como realizar longas viagens com crianças neste fim de ano de forma tranquila e divertida. 

Para angariar um aspecto ainda mais elegante, uma toalha de centro de mesa retangular pode lhe ajudar. Coloque a toalha antes de montar a composição com os pinheirinhos e então, uma mesa perfeita para a sua ceia de Natal estará pronta para receber e encantar convidados.

Gostou das dicas?

Compartilhe conosco qual foi a sua opção favorita!

E não se esqueça, ao precisar de presentes de última hora, enfeites para sua árvore ou mesa de natal, e materiais de papelaria para incrementar sua decoração para a ceia, conte com o Lojão 10 e 15.

© 2020 Lojão 10e15, todos os direitos reservados.